segunda-feira, 30 de maio de 2016

BERÇÁRIO - ESTIMULAÇÃO

COMO PODEMOS ESTIMULAR O BOM DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO INFANTIL?

O CONTATO COM PAIS E EDUCADORES NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA AJUDA NO DESENVOLVIMENTO E NA CAPACIDADE COGNITIVA DA CRIANÇA. ATÉ OS DOIS ANOS DE IDADE, O CÉREBRO ATINGE 80% DO TAMANHO ADULTO, MAS ELE NUNCA PÁRA DE SE DESENVOLVER. NOS PRIMEIROS TRÊS ANOS DE VIDA, O POTENCIAL É ENORME E COSTUMA SER POUCO EXPLORADO, ESSA É A FASE CRUCIAL PARA ESTIMULAR AS ÁREAS DO LOBO FRONTAL ASSOCIADAS A LINGUAGEM, MOVIMENTO, COGNIÇÃO SOCIAL, AUTO-REGULAÇÃO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. OS RESULTADOS VÃO SE REFLETIR POR TODA A VIDA.
O PERÍODO QUE VAI DO NASCIMENTO AO PRIMEIRO ANO É O MAIS IMPORTANTE E É QUANDO A CRIANÇA FAZ OS PRIMEIROS CONTATOS COM O MUNDO. ESSES CONTATOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO, QUE ESTÁ TOTALMENTE RELACIONADO AO SEU CRESCIMENTO.
DO NASCIMENTO AOS SEIS ANOS, A CRIANÇA APRENDE A ANDAR, FALAR, COMER ALIMENTOS SÓLIDOS, PERCEBER AS DIFERENÇAS SEXUAIS, FORMAR ALGUNS CONCEITOS E SE RELACIONAR, ESPECIALMENTE COM OS PAIS.
AO SABER DE TUDO ISSO, PODEMOS CONCLUIR QUE AS CRIANÇAS QUE NASCEM E VIVEM EM UM AMBIENTE DE CONSTANTE ESTIMULAÇÃO DESENVOLVEM OS SENTIDOS E O RACIOCÍNIO DE FORMA RÁPIDA E RICA. JÁ AQUELAS DE NASCEM E VIVEM EM UM AMBIENTE SEM ESTÍMULOS DEMORAM MAIS A AVANÇAR.
EM OUTRAS PALAVRAS: O ESTÍMULO É FUNDAMENTAL!

 

 

                                                       

















































Um comentário:

  1. Querida e inesquecível equipe do Nosso Cantinho,
    Adorei o texto sobre a importância dos estímulos até os 6 anos de idade... Estou aqui mais uma vez para compartilhar conquistas dos meus filhos que devo em grande parte a vocês.
    A Marina, essa semana, foi sondada para pular para o 2º ano, dada a sua desenvoltura com a leitura, a escrita e a matemática.
    O Guilherme, por sua vez, participou de um concurso de bolsa no Colégio e, dentre 120 alunos, ficou entre os 18 melhores, tendo recebido como prêmio uma bolsa parcial, que receberá até o final do ensino fundamental II.
    Por isso, mais uma vez, ratifico que o estímulo é mesmo fundamental.
    Meus sinceros agradecimentos mais uma vez a todos vocês, e especialmente à tia Fá e à tia Leandra, corresponsáveis pelo sucesso dos meus filhos.
    Bjs.
    Juliana

    ResponderExcluir