quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Quando nos deparamos com uma nova etapa...

“Está chegando a hora de ir / venho aqui me despedir e dizer / que em qualquer lugar por onde eu andar / vou lembrar de você...” (Trecho da música “Despedida” de Roberto Carlos e Erasmo).

Hoje meu “bate-papo” está direcionado aos formandos da Educação Infantil (pais e alunos), claro, também a todos que, seja no próximo ano (pais e alunos do Jardim I), seja daqui a seis anos (pais e alunos do Berçário), chegarão a este momento. É.... parece que foi ontem que pessoas orgulhosas recebiam visitas saudando o mais novo membro da família. Hoje são estes mesmos pais, que não têm mais o passeio do Shopping como uma rápida visita à Praça de alimentação. Seus pequenos têm nos olhos o brilho pelo reconhecimento de uma palavra, um nome, o almoço é demorado, pois precisam ler o cardápio e escolher o “brinquedo da promoção”, não mais por sua imagem apenas. Lêem outdoor, nomes de rua, manchete de jornal, trecho de livro infantil. E como me disse uma paciente, na mesma idade: “eu tento tia Valesca, mas não consigo mais parar de ler”!

Hoje, quando Cybele e Joice entram na sala da “Tia Lê” percebem que as preocupações são com o dente que caiu ou está mole, colégio escolhido para o próximo ano, amigo irá para o mesmo colégio, ou quantos textos faltam para acabar a apostila mais grossa. É reta final... E elas ao saírem lembram de cada um quando entrou para o Berçário: chorando, fazendo manha, aguardando no bebê soninho a hora da fruta, almoço ou jantar!!. É... o tempo passa...

E os pais que há seis anos “buscaram uma Escola com profissionais capacitados a dar ao filho toda atenção, amor e os melhores cuidados”, hoje estão diante da escolha da Segunda Escola, agora aliada ao amor, carinho e atenção, está a preocupação pela proposta pedagógica, tradição, capacitação avançada dos profissionais que irão preparar nossas crianças durante o Ensino Fundamental nos próximos nove anos – não que estas últimas não tenham sido buscadas, mas agora entram em primeiro lugar na lista de prioridades.

O “leque de opções” é grande: escola que estudei, meu marido estudou, amigos e parentes colocaram os filhos, a que vai a maioria dos amiguinhos da sala, as parceiras da Escola que ele está hoje, aquela que ouvi a Diretora falando bem, a de grande tradição em nome e ensino, que possui Ensino Fundamental e Médio, que está mais próxima da minha casa, a indicada no bairro que irei mudar no próximo ano, que ‘caberá’ no orçamento familiar....

As dúvidas são muitas. E estar sob esta decisão não é tarefa nada fácil. Dia desses, lia um artigo da renomada psicóloga Rosely Sayão, no Jornal “Folha de São Paulo”, e algo me chamou atenção. A autora re-lembrou o fato de que pais, sentindo-se, culpados por não darem atenção devida aos filhos, deixam aos olhos destes a escolha pela Escola. Mas erram, afinal, os pequenos não têm maturidade no discernimento do “mais adequado”, e uma escolha desta grandeza envolve autonomia, liberdade, independência e, de verdade, nossos pequenos formandos ainda não possuem nada disso, não é? Seja por tradição, indicação ou opção financeira, busquem nesta nova etapa, a seriedade na formação moral e cultural de seus filhos. O importante é que haja a certeza de que seus filhos irão sair dos “mimos” das tias e auxiliares (aos pais também), rumo ao futuro de um estudante / cidadão.

E chegamos ao quinto (alguns ao sexto) ano de vida, fechando a primeira grande e mais importante etapa de suas vidas. A Educação Infantil dá espaço ao Ensino Fundamental. É hora de olhar para o novo, à mais uma etapa, mais um ciclo da vida que tem sempre a sensação de “primeira vez” – por mais que já tenhamos passado, já saibamos o que virá (pelo filho mais velho, sobrinho...). Não, nunca sabemos, pois somos únicos e os filhos não fogem à regra!

Sigam em frente, por este caminho tão lindamente traçado até aqui. Como amante da MPB, sempre tenho à mente uma linda canção. E neste momento me recordo do nosso “monstro” da música, Gonzaguinha. Alguns pais devem lembrar de “Semente do Amanhã”. Acredito que a sementinha foi plantada, hoje vocês colhem os frutos da primeira jornada. Mas, não deixem de plantar, ou mesmo semear, afinal, “novos amiguinhos” surgirão, “novos pais em festas”, novos passeios escolares. O foco mudará, mas a essência... essa fica e é eterna. E segue a minha pequena homenagem a cada formando do Jardim II, com suas características – gentilmente cedidas pela “Tia Lê” e Joice:

“Ontem um menino que brincava me falou:

- talvez Thiago, com seu jeito “engraçado”-

que hoje é semente do amanhã...

- semente colhida por Carolina “que adora ler” -

Para não ter medo que este tempo vá passar.

- a vida lhe dará o “colo” que tanto pedes, Gabriela -

Não se desespere não, nem pare de sonhar.

- Eduarda, não “brinque”, alimente a idéia de ser uma excelente “professora” -

Nunca se entregue; nasça sempre com as manhãs...

- sempre de forma meiga e carinhosa – como Bruna e Sarah -

Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar!

- o olhar observador da adorada Laura -

Fé na vida, Fé no homem, fé no que virá.

- fé que muitos mantém, até de um jeito “brincalhão”, não é Guilherme

Nós podemos tudo, nós podemos mais.

- sempre de uma maneira futurista e “descolada”, como Giovanna -

Vamos lá fazer o que será”

Compreendam, Caros Alunos e Pais Especiais, que esta é a hora de “Despedida”, de dizer até breve (e nunca Adeus) às tias que com tanto carinho, lhes conduziram até aqui. Trocaram fraldas, deram mamadeiras, apresentaram-lhes às primeiras letras, os primeiros livros, as brincadeiras, os limites e regras... Chegou a hora de caminhar. As provas, trabalhos, avaliações, estes serão uma constante. Mas a vida apresenta provas, testes e momentos constantemente!!!

A vida de vocês ainda só está começando. Estarei de dedos cruzados e aguardando sempre a noticia do Sucesso e Progresso!! “Nasçam sempre com as manhãs e com a luz do céu brilhando no coração de cada um” De todo coração, Boa Sorte sejam felizes, “sabemos que os corações de vocês aqui sempre estarão, e não ligaremos se acaso vocês chorarem (nós também iremos) na “despedida”. Mas, ao contrário da letra da música de Roberto e Erasmo, não digam Adeus e sim até sempre!!!”

Valesca Souza

Psicóloga Clinica – Especialista em Neuropsicologia

e-mail: valesca.souza@gmail.com

4 comentários:

  1. Realmente .... a semente foi plantada, e muito bem plantada. Disso tenho certeza !!!! O futuro, apesar da preocupação teremos que aguardar. O que importa é a lembrança da primeira escolina, da primeira professora, ....
    Obrigada a todos voces:
    - Tia Joyce por cuidar das questões administrativas e pela alegria e sorriso estampado no rosto SEMPRE;
    - Tia Cybele pela atenção a tudo e a todos. Apesar de terem "medo" de ir pra sala dela, aprenderam o RESPEITO.
    - Tia Lucia (berçario) cheirosa - quando pegava a Gi sentia o perfume misturado com carinho;
    - Tio João por nos recepcionar SEMPRE carregando as malas, pastas ... não deixando esquecer nada;
    - Tia Margô pela atenção dispensada aos nossos filhos e ajudando na hora do xixi, do coco (rsrs)
    - Tia da cozinha pelo melhor macarrão do mundo, segundo a Giovanna !!!
    - Tia Fá : meiguice em pessoa, carinhosa, detalhista e sempre com os recadinhos detalhados na agenda. ADOROOOOOOO !!!!!
    - Tia Fernanda: apesar de não fazer mais parte da equipe deixou otimas recordações;
    E Claro a Tia Leandra ( = Tia LE) por apresentar todas as familias aos nossos filhos, e quanta familia hein ?! rsrs Familia da Rosa - ra,re,ri,ro,ru . Do anjo: an,en in, on ,un etc. Por toda sua paciencia, competencia e carinho percebido pelo tom de voz.
    MUITISSIMO OBRIGADA
    A toda equipe NOSSO CANTINHO
    Voces são demais !!!!
    Não me despedirei, pois minha outra princesa terá a felicidade de continuar com voces. Que alívio poder contar com voces.
    Maira

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, sempre criativo.
    Parabéns minha irmã.
    Parabéns à esta equipe que todos os dias plantam e colhem Sementes do Amanhã!
    Beijos
    Viviane - mãe do Gabriel (Jardim I)

    ResponderExcluir
  3. Nossaaa realmente agora chegou a etapa final (dessa vez de verdade...rsrsrsr)
    Quero deixar aqui o meu MUITO OBRIGADA...
    Cybele, por me ´´aguentar``(rsrsr), sempre com paciência e dedicação, e ensinar ao Gui pequenos detalhes que fazem muita diferença...
    Joyce, que esta sempre disposta a ajudar, e sempre dar um jeitinho especial as solicitões..que sempre são em cima da hora, com um lindo sorriso no rosto ou na fala quando estamos ao telefone.
    Tia Fabiana... ai oque dizer da eterna tia Fá...meiga, carinhosa, amiga...obrigada por sempre estar perto do Gui.
    Tia Lê tão carinhosa, atenciosa e paciênte que ensinou o começo tão dificil para meu pequeno...que com orgulho huje ele diz para todo mundo que ja sabe ler...
    E para todas as tias que sempre com muito carinho cuidaram da coisa mais importante da minha vida o GUI!!

    OBRIGADA ETERNO NOSSO CANTINHO...POR TUDO..VOCÊS SÃO UNICOS!!

    Juliana - Mãe Guilherme Paz(JD II)

    ResponderExcluir
  4. Nossa...
    Vou chorar...
    Valeska, parabéns por este texto maravilhoso.
    As duas músicas escolhidas, cantadas tantas vezes por mim nas festas escolares, me remeteram à minha infância muito feliz!
    Agradeço a todos do Nosso Cantinho pelos cuidados e pelo carinho com meus filhos Guilherme e Marina Cachich.
    Vocês são únicos e inesquecíveis!
    Feliz Natal e um 2011 repleto de bençãos!
    Beijos.
    Juliana

    ResponderExcluir